OUÇA PELA RÁDIO DIFUSORA DE ITUMBIARA "PLANTÃO POLICIAL" APRESENTAÇÃO JULIANO MORAIS !!!!!!!!
Home » » Endesa Cachoeira lança documentário sobre turnê internacional da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás

Endesa Cachoeira lança documentário sobre turnê internacional da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás

Postado Por: Unknown As quinta-feira, 5 de abril de 2012 | 06:23:00

A Endesa Cachoeira lançou na última terça-feira , dia 3, o documentário “781 – Sete notas, Oito mil quilômetros, Um sonho”, sobre a viagem da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás à Espanha, em sua primeira turnê internacional. A exibição do documentário foi precedida de um miniconcerto com o grupo de Câmara da Orquestra. Os músicos tocaram os clássicos “Por una Cabeza”, de Carlos Gardel, “O Datilógrafo”, de Leroy Anderson, “Mourão”, de Guerra Peixe e “Serenata Noturna”, de Amadeus Mozart.

O evento contou com a presença do presidente da Endesa Cachoeira, Guilherme Lencastre e da prefeita de Capinópolis, Dinair Isaac. Durante o evento, Lencastre destacou a importância da turnê para o crescimento profissional dos músicos. “ Tive a oportunidade de acompanhar de perto a turnê da Orquestra na Espanha e posso dizer que nós da Endesa Cachoeira temos orgulho destes meninos. Este projeto é sem dúvida um dos projetos de maior visibilidade internacional de nosso grupo”, disse. “Mais do que princípios e condutas que a gente lê no papel, este projeto é a prova viva da sustentabilidade”, acrescentou a responsável de Sustentabilidade da Endesa Cachoeira, Ana Paula Caporal.

A Endesa Cachoeira apoia a Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás desde 2009, possibilitando a formação profissional de mais de 180 músicos. Além de ter beneficiado cerca de 6 mil pessoas com as apresentações “Concertos Didáticos”, realizados desde 2009 em cidades de Goiás, e mil alunos de cinco escolas de Cachoeira Dourada com o concurso sobre música clássica, o projeto culminou na primeira turnê internacional do grupo, em novembro, por cinco cidades da Espanha (Barcelona, Lleida, Girona, Granada e Vila-Seca). 

Em seu discurso durante o evento, o maestro Eliseu Ferreira, agradeceu o apoio dado pela empresa à orquestra nos últimos anos. “A história de nossa orquestra se divide em três partes: a criação da bolsa orquestra pelo governo do Estado de Goiás, o início da parceria com a Endesa Cachoeira, em 2009, possibilitando a compra de nossos instrumentos e a viagem a Espanha, que mudou a vida de cada um destes músicos”, afirmou Ferreira.

As apresentações da Orquestra pela Espanha emocionaram o público não somente pelo desempenho de jovens carentes que dedicam suas vidas à música clássica, mas também por uma iniciativa inédita: a arrecadação de  sete mil toneladas de alimentos. Os itens foram doados a bancos de alimentos das cidades onde a Orquestra se apresentou.

A Orquestra

A Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás é formada por alunos do Centro de Educação Profissional em Artes Basileu França e Escola de Arte Veiga Valle, e é dividida nos grupos A, B e C, totalizando 170 membros. Sob a direção do Maestro Eliseu Ferreira desde 2002, suas atividades têm sido desenvolvidas regularmente, em uma trajetória de crescimento artístico e institucional. A Orquestra já realizou concertos em Goiânia e região metropolitana, além de cidades como Anápolis, Ceres, Brasília, Goianésia, Cidade de Goiás, Caldas Novas, Pirenópolis, Morrinhos, dentre outras. A programação de concertos é variada e inclui estreias regulares de novas composições, algumas delas dedicadas à própria orquestra. Em seus espetáculos, a orquestra tem se associado a artistas de renome nacional e internacional, como Emílio de César, Ângelo Dias, Mark Cedel, Lucia Barrenechea, Eudóxia de Barros e Martin Tuksa.
Compartilhe este artigo: :

0 comentários :

Indique um amigo!

Usuarios ONLINE

contador gratuito de visitas

.

.

.

.

.

.

FRANGO BOM

FRANGO BOM

.

Departamento de Jornalismo

Departamento de Jornalismo
RÁDIO DIFUSORA 950 AM

ITUMBIARA 2016

ITUMBIARA 2016

.

.