OUÇA PELA RÁDIO DIFUSORA DE ITUMBIARA "PLANTÃO POLICIAL" APRESENTAÇÃO JULIANO MORAIS !!!!!!!!
Home » » Deputado Álvaro Guimarães homenageia mulheres de Itumbiara

Deputado Álvaro Guimarães homenageia mulheres de Itumbiara

Postado Por: Unknown As quinta-feira, 15 de março de 2012 | 06:32:00

Tereza Alzira Rocha e Sheila Paiva de Andrade foram condecoradas na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás.

 

Dezenas de mulheres foram homenageadas na última sexta-feira, 9, em Sessão Solene realizada na Assembléia Legislativa do Estado de Goiás. O evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher foi proposto pela bancada feminina, formada pelas deputadas estaduais Isaura Lemos (PCdoB) e Sônia Chaves (PSDB). Como acontece anualmente, à oportunidade, foi feita a entrega da Comenda Berenice Teixeira Artiaga, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à sociedade goiana.
Por indicação do 2º Secretário do Parlamento Goiano, Álvaro Guimarães (PR), foram agraciadas a Escrevente Judiciária Tereza Alzira Rocha e a Presidente da Academia Itumbiarense de Letras e Artes (AILA), Sheila Paiva de Andrade. Em entrevista à Rádio Difusora de Itumbiara, o Deputado ressaltou que a homenagem é extensiva a todas as mulheres goianas. “Muitas são as merecedoras dessa honraria, mas só podíamos indicar duas homenageadas. Tenho certeza de que a escolha foi acertada e que ambas representam dignamente as demais mulheres de nosso Estado”, declarou.
A Sessão foi presidida pelo deputado Valcenôr Braz (PTB). Entre as autoridades que compuseram a Mesa estavam o vice-governador José Eliton (DEM), a presidente da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e primeira-dama do Estado, Valéria Perillo, o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia (PT), e o vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO), Rogério Arédio Ferreira, que é esposo de Tereza Alzira.
Em seu discurso, Isaura Lemos falou sobre os acontecimentos que levaram 8 de março a ser escolhido como Dia Internacional da Mulher, citou conquistas históricas ocorridas até aqui e relacionou problemas que ainda existem como, por exemplo, a discriminação no campo profissional. A parlamentar defendeu também a participação da mulher na política como parte essencial da construção democrática. Sônia Chaves, por sua vez, reafirmou o desejo de dar um basta à discriminação, à violência e às desigualdades que ainda afetam as mulheres na busca de suas conquistas. A professora universitária Edsaura Maria Pereira discursou em nome das homenageadas.

As homenageadas

Tereza Alzira Rocha é natural de Itumbiara. Sua formação educacional foi desenvolvida em colégios religiosos como o Arquidiocesano de Itumbiara, Internato Sagrado Coração de Jesus em Araguari-MG e Colégio Santo Agostinho, em Goiânia. Foi nomeada Escrevente Judiciária em novembro de 1974 e Apostilada Tabeliã em abril de 1984. Casada com o Desembargador Rogério Arédio Ferreira, que recentemente foi empossado vice-presidente do TJ-GO, Tereza Alzira é, atualmente, Presidente da Organização das Voluntárias do Judiciário (OVJ), que tem por finalidade minimizar as desigualdades sociais.
Mineira de Itabira, Sheila Paiva de Andrade é formada em Letras pela Faculdade de Ciências Humanas – Núcleo da PUC/Minas. Casada com o itumbiarense Eduardo Pereira de Andrade, deixou inúmeras contribuições ao Município, com destaque para as áreas de Educação e Cultura. Fundou, em 1987, a Cooperativa de Ensino de Itumbiara, primeira instituição da modalidade no Brasil. Foi membro do grupo fundador da Sociedade de Amigos da Cultura de Itumbiara (SACI) e também da Academia Itumbiarense de Letras e Artes (AILA), instituição da qual é presidente. Atualmente, Sheila Paiva de Andrade é, ainda, Diretora de Capacitação da Fundação Internacional de Educação, Capacitação e Pesquisa Aplicada em Água – UNESCO/Hidroex, com área de abrangência no Brasil e demais países da América Latina, África Portuguesa e Timor Leste.

Berenice Artiaga

Berenice Teixeira Artiaga foi a primeira mulher eleita deputada estadual no Brasil, em 1950. Assumiu uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás depois que o PSD lançou sua candidatura no lugar do marido, Getulino Artiaga, assassinado durante um comício 20 dias antes das eleições. Na época, a política em Goiás dividia-se entre PSD e UDN, tendo de um lado os Ludovicos e de outro os Caiados.
O militar e político Getulino Artiaga, ligado a Pedro Ludovico, disputava a reeleição como deputado estadual pelo PSD, quando foi morto. Eleita em seu lugar, Berenice Artiaga reelegeu-se deputada em 1954, fez parte da Mesa Diretora como Primeira Secretária, e permaneceu na Assembleia Legislativa até 1958. Atualmente, ainda vive, mas já debilitada em função da idade, e empresta o nome à comenda concedida pelo Parlamento Goiano às mulheres que se destacam no Estado.
Compartilhe este artigo: :

0 comentários :

Indique um amigo!

Usuarios ONLINE

contador gratuito de visitas

.

.

.

.

.

.

FRANGO BOM

FRANGO BOM

.

Departamento de Jornalismo

Departamento de Jornalismo
RÁDIO DIFUSORA 950 AM

ITUMBIARA 2016

ITUMBIARA 2016

.

.